Ministério da Família

Voto RCC – Renovação de Casais com Cristo

VOTO DE 2008 SOBRE RCC

 

VOTADO, aprovar o programa do Departamento Ministérios da Família* para 2009, tal como se encontra no Anexo 5 desta ata.

MINISTÉRIOS DA FAMÍLIA* – PROGRAMA (…)

f.       Adotar como estratégia para fortalecer o casamento, o Projeto: “Renovação de Casais com Cristo” Versão Adventista do Encontro de Casais com Cristo.

Projeto: Renovação de Casais com Cristo (RCC)

 

OBJETIVOS GERAIS: Desenvolver hábitos espirituais na vida do casal a fim de fortalecê-los na intimidade com Cristo, na renovação matrimonial e no cumprimento da Missão.

 OBJETIVOS ESPECIFICOS:

  1. Conduzir o casal a uma experiência de comunhão pela oração e estudo da Bíblia, levando-os a uma completa dependência de Cristo.
    1. Estratégia 1: oferecer no programa de fim de semana palestras cristocêntricas e dinâmicas que despertarão no casala a necessidade de um a experiência de comunhão pela oração e estudo da Bíblia.
    2. Estratégia 2: por meio das atividades desenvolvidas na leitura dos devocionais e os encontros em Pequenos Grupos que ocorrerão ao longo de 12 semanas com uma celebração nomeio do período (com batismo) e outra no fim do período (também com batismo).
  2. Levar o casal a uma nova experiência de vida que lhes permita encontrar um novo sentido para o relacionamento conjugal.
    1. Estratégia 1: Mediante as diversas atividades que serão desenvolvidas no encontro do final de semana, impactar os casais, gerando neles o desejo e a motivação por uma nova experiência conjugal.
    2. Estratégia 2: Os cultos familiares diários e os encontros em Pequenos Grupos consolidarão a proposta da nova experiência conjugal sugerida pelo projeto.
  3. Desenvolver no casal um sentimento de compromisso com a salvação de outros casais.
    1. Estratégia 1: Mediante atividades desenvolvidas no programa de fim de semana iniciar-se-á um processo de motivação e compromisso em favor da missão.
    2. Estratégia 2: A consolidação deste processo de compromisso com a Missão se dará pelas atividades desenvolvidas nos Pequenos Grupos ao longo das 12 semanas e nos dois encontros.

 

ESTRATEGIA DE IMPLANTAÇAO: Iniciar realizando um projeto-piloto com lideres das uniões e da divisão, administradores e lideres de Ministérios da Família* e Associação Ministerial. E depois avançar gradualmente ate atingir todos os casais da Igreja.

 

Projeto: Renovação de Casais com Cristo (RCC)

Modelo Adventista

  1. DEFINIÇÃO: É um projeto que se inicia com um fim de semana e se estende por mais doze semanas, com um enfoque na comunhão e missão, oferecido para casais Adventistas e não Adventistas (sugestão 50% – 50%), e que tem como principais atividades palestras e atividades cristocêntricas, formação de Pequenos Grupos, testemunhos de casais, dinâmicas e devocionais para o culto familiar (podem ser realizados tanto em escolas como em hotéis).
  2. ORIGEM: Esta é uma proposta dos líderes dos Ministérios da Família da Igreja Adventista do Sétimo Dia na América do Sul.
  3. IMPLANTAÇÃO: O processo requer a criação de várias equipes formadas por casais que já participaram do projeto, ou na ausência desses, por equipes formadas por filhos dos casais que estarão assistindo, ou até por pessoas solteiras. A implantação requer a coordenação de um pastor distrital que já tenha assistido.
  4. SELEÇÃO DE CASAIS PARTICIPANTES: O casal convidado precisa ser indicado por outro casal que já participou do projeto.  Para ter o direito de indicar um casal participante, o casal da equipe de trabalho precisa adquirir um mínimo de dez créditos correspondentes, que são correspondentes a dez presenças nos encontros de Pequenos Grupos. Estes encontros dos Pequenos Grupos terão inicio na semana subseqüente ao final de semana do encontro geral, e se reúnem sob a coordenação dos mesmos líderes que os coordenaram nos quatro encontros inicias, durante o encontro. Esses encontros em Pequenos Grupos ocorrem uma vez por semana na casa de um dos casais escolhidos pelo próprio grupo.  Acontecerão doze reuniões no total até a cerimônia de entrega de fichas para inscrição de um novo casal, o que exige que o casal tenha pelo menos 10 presenças das doze possíveis.
  5. CUSTO E RATEIO: Como os casais que vão assistir não pagam, o valor é rateado pelos padrinhos (50%) e por vários patrocinadores (50%), que podem ser doadores diversos, como igrejas, instituições etc. Também os participantes são convidados a dar uma oferta voluntaria durante o encontro,
  6. MÚSICA: Coletânea com música selecionada.
  7. EQUIPES: No hotel o trabalho é repartido pelos que estão trabalhando enquanto que na escola o trabalho é repartido entre várias equipes.
  8.  COORDENAÇÃO: É coordenado pelo pastor distrital, o diretor de Ministérios da Família ou alguém que esteja em plena comunhão com a igreja e indicado pela Comissão desta. Membros da equipe que pertençam à outra igreja devem ser recomendados pela Comissão da Igreja a que pertencem.
  9. LOCAL: Um local que ofereça as condições necessárias para o desenvolvimento do programa.
  10. ROTEIRO DO PROGRAMA: Guia fixo, não sujeito a muitas alterações, restrito ao pastor e a equipe que coordena o projeto.
  11. ROTEIRO DE HORÁRIOS: Demonstrativo onde consta a distribuição do tempo, entregue aos coordenadores das equipes que atuam no projeto.
  12. PAPEL DO CASAL APRESENTADOR: Âncora do encontro e guia dos participantes.
  13. BANHEIROS: Identificados com os nomes: ELE E ELA.
  14. ALIMENTAÇÃO: Conforme os princípios da Igreja Adventista do Sétimo Dia (ver recomendação da DSA no voto 2008-108).
  15. PARTICIPANTES: Apenas aqueles que são casados civilmente.
  16. LOCAL DO ENCONTRO: Hotel ou escolas de acordo com as condições do ambiente.
  17. PÓS-ENCONTRO: Um modelo fixo com 12 reuniões em Pequenos Grupos, uma por semana, cada reunião concedendo um crédito para o participante. Um mínimo de 10 créditos é o requisito básico, tanto para participar da equipe em um novo encontro quanto para inscrever e apadrinhar um casal. No meio deste período, há também uma celebração de inspiração e motivação (com batismo) e no final outra celebração para entregar o certificado de conclusão da jornada e a entrega da ficha para inscrição dos futuros convidados dos participantes. Os participantes dos Pequenos Grupos que não são adventistas devem ser conduzidos a uma classe bíblica ou acompanhados por uma dupla missionária.
  18. RESULTADOS: Casamentos transformados; novos simpatizantes da igreja; 40% dos não Adventistas batizados ao longo dos 2 primeiros anos; 70% dos ex-Adventistas retornam à Igreja; 70% dos participantes apadrinham um novo casal, abraçam esse ministério e tornam-se cooperadores.
  19. FICHA DE INSCRIÇÃO: Essa ficha contém informações essenciais sobre o casal convidado e exige deles o compromisso de assistir todo encontro. Geralmente é preenchida pelo casal que convida e deve anexar à ficha a fotocópia da certidão de casamento.
  20. APRESENTAÇÃO: Um modelo formal de apresentação para o grupo, da seguinte forma: eu sou fulano de… e eu sou fulana de… Tantos anos de casados… Filhos…
  21. LANCHES NOS INTERVALOS: são servidos apenas sucos e frutas.
  22. CONDIÇÃO PARA TRABALHAR: Já tenha participado de todo o projeto (12 semanas), em pelo menos 10 sessões.
  23. CONDIÇÃO PARA SER PALESTRANTE: Já ter participado desse modelo de encontro e ser membro regular da igreja Adventista.
  24. COMPROMISSO DE TODOS: Guardar sigilo para não quebrar as surpresas do encontro.

TESTEMUNHOS: Experiências de casais, membros da Igreja, que superaram alguma crise no casamento com a ajuda de Deus e de orações intercessoras de casais que desenvolvem um relacionamento positivo e que já participaram de todo o projeto. São relatados sempre em conexão com alguma palestra, e são escolhidos e trabalhados previamente pela equipe de coordenação.

 

(Parte do voto 2008-253 – Anexo 05Ministérios da Família* – Programa 2009. Mesa Administrativa da Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia).

* O nome atual do departamento é Ministério da Família (no singular).

  • JUNIOR LACOPO

    Quando inicia o encontro esse ano e onde posso me inscrever?